Acompanhamento Pedagógico

O acompanhamento pedagógico aos estudantes da graduação e pós-graduação do Centro de Informática, realizado pelo NEAP, tem como objetivo identificar os fatores que influenciam no processo de aprendizagem, auxiliar no planejamento e organização das atividades do semestre, visando um melhor desempenho acadêmico.





Saiba como agendar um atendimento do NEAP/CIn!

Para solicitar atendimento, basta enviar e-mail para neap@cin.ufpe.br indicando duas opções de data e horário de preferência. Posteriormente, a equipe do setor entrará em contato para confirmar o agendamento.




Descubra agora qual é o seu estilo de aprendizagem!

Questionário VARK

O questionário VARK pode subsidiar estudantes e docentes na definição personalizada de estratégias de aprendizagem e de ensino-aprendizagem com base nos estímulos relacionados às dimensões visuais, auditivas, da leitura/escrita e cinestésicos mais condizentes com o modo de aprender de cada indivíduo. Desse modo, recomenda-se que sejam utilizadas as estratégias presentes no site da Vark Learn.

Questionário Kolb

Kolb descreve o processo de aprendizagem como um ciclo composto por quatro habilidades, sendo elas: Experiência Concreta (agir), Observação Reflexiva (refletir), Conceituação Abstrata (conceitualizar) e Experimentação Ativa (aplicar). Assim, a partir da combinação de duas habilidades são definidos 4 estilos de aprendizagem, a saber: Acomodador, Divergente, Assimilador e Convergente. Em termos práticos, o teste de David A. Kolb permite ao docente conhecer o perfil dos seus alunos com vistas a gerar técnicas de ensino que facilitem e potencializem a aprendizagem dos mesmos; contudo, Kolb advoga que a aprendizagem se torna mais efetiva quando são vivenciadas as quatro habilidades no processo de ensino-aprendizagem.



Conheça o Serviço de Atendimento em Acessibilidade e Inclusão Educacional do Núcleo de Acessibilidade/UFPE!

A Universidade Federal de Pernambuco possui na sua estrutura organizacional o Núcleo de Acessibilidade (NACE/UFPE), que tem como finalidade “apoiar e promover a acessibilidade aos estudantes e servidores com deficiência e/ou outras necessidades específicas, a saber: altas habilidades/superdotação, mobilidade reduzida, transtorno funcional específico da aprendizagem, transtorno global do desenvolvimento e/ou transtornos mentais”.

O NACE oferece um serviço de Atendimento em Acessibilidade e Inclusão Educacional (AAIE), desenvolvido no Campus Recife por uma equipe multiprofissional formada por Pedagogo, Psicólogo, Fonoaudiólogo e Assistente Social que atuam em conjunto com os docentes e outros setores institucionais com objetivo de identificar possíveis barreiras para a aprendizagem e de promover a acessibilidade nas suas variadas dimensões. O atendimento em acessibilidade e inclusão educacional na UFPE é regulamentado pela Resolução 11/2019 Consuni/UFPE.


O público-alvo de atendimento do NACE são os estudantes e servidores que apresentem as seguintes condições:


- deficiência na área física, auditiva, visual, intelectual ou múltiplas;

- transtorno do espectro autista - TEA;

- altas habilidades/superdotação;

- transtorno específico de aprendizagem, como: dislexia, discalculia, disortografia, disgrafia e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade - TDAH;

- mobilidade reduzida.


A solicitação para um primeiro atendimento pelo NACE pode ser feita através do preenchimento do formulário ou presencialmente no setor que fica localizado na Biblioteca Central, segundo andar, de segunda a sexta-feira, das 8 às 20h. Para mais informações sobre o atendimento, consultar a Solicitação de Atendimento em Acessibilidade Educacional.